Tutorial de configuração do OBS STUDIO

 

Olá, meu nome é Anderson e sou do Portal Rádios e da Audiobras.

Neste vídeo você vai aprender de maneira muito fácil, configurar o OBS STUDIO para transmissão de suas lives. Aqui no Portal radios e na Audiobras temos excelentes planos de transmissão de vídeo para sua live em seu site, também com retransmissões para Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Twitch e outras mais, sim você transmite para nossos servidores e eles reenviam para seu site e redes sociais.

No e-mail de ativação enviamos o link para o download do OBS STUDIO, nele você poderá baixar a versão compatível com seu sistema operacional. Para sistemas Windows, ele é compatível com as versões 8 e 10, para sistemas 32 bits e 64 bits.

Aqui no site de download você deve escolher qual a versão de seu sistema operacional, caso não saiba, digite na barra de pesquisa executar e depois na caixa do executar digite winver, caso seu Windows seja o 8 ou 10 poderá prosseguir. Bem, agora você precisa saber se o Windows é 32 ou 64 bits, para isso clique no botão iniciar do Windows, depois em clique em configurações e na nova janela clique em sistema, role a barra e clique em sobre, assim poderá ver a versão do Windows. Agora que sabemos a versão, vamos baixar o instalador do OBS STUDIO, clique em baixar instalador e aguarde o download.

Depois de baixado o instalador agora vamos instalar o OBS STUDIO, dê um duplo clique no instalador e comece a instalação, ao final clique em launch.

 

Quando você abre o OBS STUDIO pela primeira vez, ele lhe dá a opção de utilizar o assistente de configuração, nesta tela clique em cancelar, vamos configurar manualmente. Agora na tela principal do OBS STUDIO, clique no lado direito em configurações, depois clique em transmissão, em serviço selecione personalizado, em servidor você deve digitar o endereço do servidor que enviamos no e-mail de ativação, neste exemplo colocaremos rtmp://wz5.dnip.com.br/tvteste, agora em chave de transmissão coloque a chave informada no e-mail de ativação, em nosso exemplo é tvteste.sdp e marque a opção utilizar autenticação, insira o usuário e senha que enviamos no e-mail de ativação, caso utilize a opção de copiar e colar, cuidado para não deixar espaços em branco no inicio ou final da seleção que fizer ao copiar, isso pode gerar um erro na hora de transmitir, por fim clique em Aplicar.

Bem, agora vamos configurar a resolução de entrada e saída de vídeo, clique no lado esquerdo em vídeo.  Para contas com transmissões acima de 1000kbps, você pode utilizar a definição de 1280x720 ou mesmo de 1920 x1080 caso sua câmera dê essa opção, em Resolução de base selecione algo em torno de 1920x1080 ou 1280x720 dependendo da qualidade de sua câmera, em Resolução de saída, selecione a mesma resolução caso seu plano seja a partir de 1000kbps, senão selecione algo menor como 640x360, por fim clique em Aplicar.

Agora vamos configurar velocidade em kbps, clique no lado esquerdo em saída, essa parte é muito importante para que fique dentro do plano contratado, seu limite de kbps somando a velocidade de vídeo e audio não pode ultrapassar o limite de seu plano em nossa empresa. Em nosso exemplo, estamos configurando um plano que tem o limite de 1000kbps , então vamos colocar em taxa de bits de vídeo, algo em torno de 900kbps, faça isso em taxa de bits de vídeo, agora abaixo em codificador, por padrão o OBS STUDIO seleciona software X 264,  onde ele utilizar o processador do computador para fazer a codificação, mas caso seu computador tenha uma placa de vídeo pode ser interessante selecionar ela para que use menos processador, clique em cima do X264 e veja se aparece outra opção, se positivo selecione, senão tiver outra opção deixe X264 mesmo. Por fim em taxa de bits de audio, clique e selecione algo dentro de 64bits ou mesmo 128bits, lembrando que a soma de vídeo e audio em kbps não pode ultrapassar o limite total do plano contratado, clique em APLICAR e depois clique em OK.

Bem nosso OBS STUDIO está configurado para transmitir, agora precisamos apenas adicionar as fontes que são a câmera para a transmissão ao vivo, em fontes clique no botão com o símbolo de adição e para selecionar uma câmera clique em dispositivo de captura de vídeo, você pode dar um nome para o dispositivo para ser mais fácil de identificar, clique em ok. Agora em dispositivo selecione sua câmera ou placa de captura que tenha no computador, e clique em OK, agora a imagem de sua câmera vai aparecer na tela principal do OBS STUDIO, caso ela não abra por completo no quadro, para ajustar pressione no teclado a tecla CTRL + F. Agora para transmitir clique em INICIAR TRANSMISSÃO, pronto você está transmitindo. Caso receba alguma mensagem de erro no servidor ou chave verifique em configurações se digitou corretamente os endereços de servidor, chave do stream, nome de usuário e senha.

Qualquer dúvida acione nossos canais de suporte ao cliente no WhatsApp, chat, e-mails e telefones de contato em nosso site. Caso ainda não seja nosso cliente consulte nossos planos para transmissões de vídeo e lives para redes sociais.